ROSELY NARLOCH

ROSELY NARLOCH

domingo, 20 de setembro de 2009

Projeto: HISTÓRIA INFANTIL

Projeto:  HISTÓRIA INFANTIL


Série: 2ª série do Ensino fundamental
Introdução
A história infantil é uma importante fonte de exploração quando utilizada de forma a sensibilizar a percepção e o senso crítico dos pequenos leitores ao observar seu trabalho e o trabalho dos outros.
A história infantil é o meio no qual o aluno faz uma viagem ao mundo dos  sonhos e do imaginário, onde se pode ter todos os desejos realizados, portanto, desenvolveremos na sala de aula um projeto de leituras com História Infantil dando assim a oportunidade de sonhar, viajar e se apaixonar pela arte de construir e ler fabulosos textos, podendo formar assim, futuros escritores.
Justificativa:
Está no nosso dia-a-dia as histórias infantis, e todas as crianças que tem acesso a elas adoram. Por esta razão resolvi criar este projeto com intuito de chamar um pouco mais de atenção das crianças com relação a seu potencial do imaginário e também  proporcionar a eles uma  aula mais discontraída  , visando o máximo de alegria  e vontade de ler.
Objetivo Geral:
Desenvolver o gosto pela leitura e capacidade de imaginação criadora, fazendo um paralelo entre a fantasia e o real, adquirindo habilidades como a arte da encenação.
Objetivos Específicos:
Desenvolver a criatividade, a leitura e escrita de textos, que venha usar corretamente os sinais de pontuação e desenvolva gosto pela leitura de livros, revistas...
Identifique espaço de tempo em cada história.
Identifique sempre ou quase sempre o que cada história lhe ensina (moral da história)
Interpretação de texto.
Exercitar o trabalho solitário –atividades individuais – e solidário – atividades em equipe.
Falar e ouvir, sintetizando idéias, defendendo pontos de vista e expondo opiniões.
Ler e produzir textos orais e escritos.
Desenvolvimento/Procedimentos:
1º Passo:
Ir com os alunos para a sala de leitura dando oportunidade para que cada um faça a sua leitura individual fazendo em seguida um relatório do livro que leu.
2º Passo:
Os alunos escreverão uma história acontecida em sua vida ou com uma pessoa conhecida (história real), pedir que comparem os fatos reais com o do livro.
Obs.: Os textos serão corrigidos individualmente mas com uma abordagem coletiva, ou seja, com a participação dos alunos.
3º Passo:
Elaborar com eles um roteiro para peça teatral onde eles serão os personagem. O teatro será encenado na sala de aula e os pais dos alunos serão convidados.
4º Passo:
Assistir com os alunos o filme, "Alice no país das maravilhas", depois preencher uma ficha de leitura baseada no filme.
5º Passo:
Orientar os alunos a produzirem uma história em dupla com início, meio e fim.
6º Passo:
Ir com os alunos ao NTE onde, utilizando o editor de textos, construirão seus respectivos textos.
Utilizarão o Paint para a construção das capas dos trabalhos.
Exposição dos trabalhos feitos pelos alunos que ficarão expostos nos corredores da escola em forma de mural.
Material/Recursos Didáticos:
·         Livros de histórias;
·         Computadores;
·         Sala de leitura;
·         Vídeo;
·         Cadernos, lápis, borracha, giz, quadro e folhas chamex.
Disciplinas envolvidas:
·         Matemática;
·         Português;
·         Ciências;
·         Estudo Sociais.
Fatos e curiosidades relacionadas a essas disciplinas serão utilizados. A tecnologia será utilizada sempre como ferramenta educacional complementar e não como única no processo de aprendizagem.
Avaliação:
A avaliação acontecerá no processo e no final das atividades valorizando a participação efetiva dos alunos em todas as etapas do projeto.

0 comentários:

Postar um comentário