ROSELY NARLOCH

ROSELY NARLOCH

domingo, 20 de setembro de 2009

3ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL
















3ª SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL




Disciplina – Língua Portuguesa


Objetivos


. Ler, escrever, escutar e falar;
  Dar continuidade ao processo de alfabetização escolar;
  Possibilitar ao aluno condições de progredir em relação à linguagem e escrita para resolver situações de seu cotidiano. Ter acesso à cultura como forma de participação para o mundo letrado.

Objetivos Específicos


   Os alunos deverão produzir os mais diversos tipos de textos contendo dramas e soluções;
   Expressar-se oralmente e fisicamente por meio de dramatizações;
   Desenvolver a escrita e reescrita de textos com coerência fazendo uso de paragrafação e ortografia adequadas a sua aprendizagem e competência;

 O aluno deverá ser capaz de:

    Conhecer e utilizar os mais diferentes tipos de textos;
    Entender a escrita e a leitura como fonte de informação e socialização;
    Aprimorar suas habilidades lingüísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.

Conteúdo


    Leitura diversificada dos mais diferentes tipos de textos;
    Escrita e reescrita de textos diferenciados;
    Estruturação de palavras, frases e textos;
    Noção de tempo: passado, presente e futuro;
    Gramática contextualizada;

Desenvolvimento Metodológico


   Todo e qualquer tipo de atividade que leve o aluno a pensar, assimilar, fixar, entender e participar das atividades, sempre se levando em conta sua faixa etária e sua capacidade de entendimento.

Justificativa da disciplina


O ensino da Língua Portuguesa é meio para que o aluno aprimore seu nível de linguagem e entendimento dentro de uma sociedade, incentivando a um processo de aprendizagem contínuo, consciente e reflexivo.


Avaliação

Será continua por meio de observação e interferência, possibilitando uma reavaliação do professor e progressos dos alunos.
























 

Disciplina: Matemática


Objetivos



· Proporcionar ao aluno a capacidade de analisar, relacionar, comparar, classificar, ordenar, avaliar e abstrair;
  Relacionar a Matemática com o cotidiano e as demais áreas de conhecimento;
  Ampliar as habilidades de cálculos, leitura de tabelas e gráficos, interpretar a simbologia e a terminologia matemática.

Objetivos Específicos


· Ler, escrever e compreender a importância do sistema de numeração;
  Resolver desafios propostos envolvendo situações práticas associando as quatro operações;
  Compreender o sistema monetário brasileiro, distinguir cédulas e moedas por meio de atividades cotidianas em casos de compra e venda, lucro e prejuízo;
  Compreender tabelas e gráficos;

Conteúdo


· Sistema de numeração decimal;
  Adição, subtração, multiplicação e divisão;
  Dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo;
  Sistema monetário
  Situações problemas envolvendo as quatro operações e o sistema monetário;

Desenvolvimento Metodológico


· Sistema de numeração decimal;
   Leitura e escrita de um número;
  As quatro operações envolvendo os números naturais;
  Antecessor e sucessor de um número;
  Calcular dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo de uma quantidade;
   Interpretar tabelas e gráficos;

Justificativa da Disciplina


  O ensino da Matemática tem por finalidade:

· contribuir para a construção da cidadania;

Avaliação


Contínua e sistemática, considerando o interesse, a capacidade, a curiosidade e o desempenho do aluno em atividades práticas e relatos de sua vida.
Disciplina História

Objetivos

·Sua identidade e origem na história;
  Reconhecer e valorizar as diferentes culturas percebendo a formação de um País;
  Compreender a Migração e Imigração dentro de um País;
   Participe dos mais diferentes tipos de comemorações dentro da Comunidade Escolar;
   Reconheça os símbolos cívicos e a importância deles na sociedade;

Objetivos Específicos

· Perceber-se como parte integrante da história e da comunidade num todo;
  Registrar informações pessoais;
  Reconhecer a formação de um País com a colaboração das diferentes culturas;
  Compreender as datas comemorativas e/ou cívicas como cultura de um País;

Conteúdo

· Identidade:
-          Quem é você?
-          História de sua vida (linha do tempo)
  Fatos importantes dos deslocamentos populacionais no Brasil;
  História dos primeiros habitantes;
  Construção da América;
  Calendário e suas datas comemorativas;

Desenvolvimento Metodológico

· Proporcionar condições que leve o aluno a compreender a importância da história vivida como sujeito do processo histórico;
   Possibilitar ao aluno por meio do estudo da História sua formação critica e participativa na transformação do mundo em que vive.


Justificativa da disciplina

· Permitir ao aluno condições para rever pré-conceitos elaborando hipóteses e procedimentos para novos valores dentro da sociedade, exercer sua cidadania, expor idéias e pensamentos e situar-se em relação ao tempo histórico.

Avaliação

· Contínua, diagnóstica, formativa e somatória por meio de:
-          Trabalhos escritos e orais;
-          Criatividade e desembaraço nas mais diferentes formas de expressão;
-          Responsabilidade, interesse, curiosidade e criticas buscando novos conhecimentos.

 



Disciplina Geografia


Objetivos

· Integrar a criança no meio em que vive, como ser social atuante, capaz de modifica-lo;
  Desenvolver o espírito crítico com uma formação voltada para a compreensão e transformação da realidade, visando a formação do cidadão;
  Ampliar o nível de compreensão do aluno para que ele perceba que não vive isolado e que é parte integrante de uma sociedade;
  

Objetivos específicos


· Conhecer o Município – lugares e sociedade;
  Identificar os limites e governo do Município;
  Reconhecer os espaços geográficos e as atividades econômicas do Município;

Conteúdo


· Cartografia;
   Informações gerais sobre o Estado de São Paulo;
   Os vizinhos do Município de São Paulo;
   As paisagens do Município de São Paulo: Relevo e Vegetação;
   A água do Município: poluição, utilização e origem;
   As principais atividades econômicas do Município;

Desenvolvimento Metodológico

· Estudo do mapa do Brasil observando o Estado e |Município de São Paulo;
· Localização dos vizinhos do município de São Paulo, partindo da localização de seu próprio bairro;
· Discussão sobre a poluição dos córregos que fazem a vizinhança de suas casas e escola;
· Ampliar os conhecimentos para os atuais problemas ecológicos da região onde o aluno se encontra inserido como cidadão;

Justificativa da disciplina

· O ensino da Geografia tem como objetivo levar o aluno a desenvolver sua capacidade de pensar criticamente, observar e analisar o espaço geográfico que se encontra inserido.

Avaliação

· Contínua e sistemática, com respostas livres e pessoais possibilitando ao aluno um desempenho crescente e reflexivo.

Disciplina Ciências

Objetivos

· Tem como objetivos levar o aluno a construir e compreender o ambiente, a dinâmica da vida e os fenômenos naturais para melhorar suas condições de vida.

Objetivos Específicos

·Água como fonte de vida, sua importância, tratamento, ciclo e estados físicos;
 Ar sua importância e prejuízos da poluição;
 Compreender qual a função da planta na purificação do ar, planta como alimento e preservação da flora dentro de uma sociedade;
 Identificar dentro da fauna brasileira vertebrada e invertebrada, cadeia alimentar, reprodução da espécie e sua classificação;
 Entender e assimilar a importância da higiene para o bem estar de todos;

Conteúdo

· Higiene e Saúde;
· Universo;
· Água:
-          Estados físicos;
-          Ciclo da água na natureza;
·Ar:
-          Poluição do ar;
-          Temperatura e umidade do ar;

 ·Plantas:
-          Como são as plantas;
-          Partes de uma planta;
-          Necessidades de uma planta;
-          Respiração e transpiração;
-          Nutrição e reprodução;
· Animais:
-          Como são e como se alimentam;
-          Classificação;
-          Animais úteis e prejudiciais ao homem;
-          Reprodução dos seres vivos;


Desenvolvimento Metodológico

· Desenhos
  Elaboração de relatórios
  Observação de fatos concretos
    Discussões em grupo a partir de leituras.

Justificativa da disciplina

    Propor ao aluno uma ampliação de conhecimentos sobre as interações do meio físico e o homem, investigando problemas e buscando soluções para uma melhor qualidade de vida e preservação das espécies.

Avaliação

     A avaliação será constituída por situações práticas, vivenciadas no cotidiano da comunidade, buscando sempre um resultado favorável e que leve o aluno à reflexão e mudança de postura.





































PROJETOS





01     -  Musica

02      -  Folclore

         Atividades à serem desenvolvidas:

-        leituras;
-         dramatizações;
-         interpretação;
-         canto;
-         confecção de instrumentos;
-         confecção de fantoches;
-         apresentação ao termino de cada projeto.


  Todos os projetos poderão ser integrados às disciplinas.

3ªA ________________________________
   B ________________________________
   C ________________________________
   D ________________________________
   E ________________________________
   F ________________________________
São Paulo, 08 de abril de 2005.

0 comentários:

Postar um comentário