ROSELY NARLOCH

ROSELY NARLOCH

domingo, 20 de setembro de 2009

Projeto Chapeuzinho Vermelho

Projeto Chapeuzinho Vermelho
>
>
> JUSTIFICATIVA
> O trabalho com contos clássicos torna a aula mais atrativa, dinâmica e
> mais próxima da realidade dos alunos.
>
> Valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas
> e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e
> da escrita.
>
> OBJETIVOS:
> Recuperar as histórias da primeira infância; Preparar a criança para a
> aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa;
> Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e
> preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os
> vários sentidos da narrativa; Garantir ainda uma relação mais afetiva
> entre professores e alunos e facilitar uma melhor integração no
> ambiente escolar; Refletir sobre os princípios éticos, morais e
> culturais apresentados no vídeo, interligando-os com a realidade
> atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação; Produzir textos
> diversos coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete, receitas,
> anúncios,); Explorar a linguagem oral e escrita
>
>
>
> MATERIAL
> CD da história Chapeuzinho Vermelho
> Vídeo: Deu a Louca na Chapeuzinho; Televisão e DVD; Diversos (sulfite,
> lápis de cor, giz de cera, cartolina,...).
>
>
>
> DESENVOLVIMENTO
> 1) Apresentação do livro: capa, material, título, editora,
> ilustrações.
> 2) Ler a história toda e mostrar as figuras;
> 3) Ouvir o CD;
> 4) Interpretação oral: os alunos contam a história, identifica os
> personagens, o tempo, o espaço que acontece a história (Onde?
> Quando?);
> 5)Contar diferentes obras de diversos autores fazendo a comparação.
> 6) Assistir o filme - Deu a Louca na Chapeuzinho fazer a comparação
> com a história;
> 7) Dramatização e teatro com dedoches;
> 8) Atividades orais e/ou escritas tais como:
> Escrita de palavras com letras móvel
> Caça-personagens
> Cruzadinha
> Receita
> Seqüência com tarjas (música)
> Reescrita coletiva do texto
> Você já desobedeceu a sua mãe alguma vez?
> Se você nunca desobedeceu, conte alguma história de alguém que já
> tenha desobedecido.
> Escreva um bilhete para a mãe de Chapeuzinho avisando que a vovó não
> estava muito bem de saúde. (DIRIGIDA)
> 9) Confecção de um livrinho.
>
>
> TEMAS TRANSVERSAIS
> Ética: Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação,
> organização, solidariedade. Trabalho coletivo, compartilhar
> descobertas. Pluralidade Cultural: Educação - Diferentes formas de
> transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas
> diferentes culturas; Cidadania: Direitos e deveres individuais e
> coletivos. Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e
> variação lingüística.
>
> HISTÓRIA - GEOGRAFIA - CIÊNCIAS
>
>
> ATIVIDADES: (DIRIGIDAS, ILUSTRADAS E/OU ORALMENTE).
>
>
>
> TEMA: FAMÍLIA, CASA, ANIMAIS, ALIMENTOS, ZONA RURAL E URBANA,...
> 1) Diga sim ou não nas características do lobo: (Oralmente) feroz,
> mamífero, carnívoro, doméstico, quadrúpede, manso, herbívoro, corpo
> coberto de pêlos, selvagem, bípede.
> 2) O lobo é um animal quadrúpede, mamífero e tem o corpo coberto de
> pêlos. Escreva o nome de mais cinco animais que têm as mesmas
> características. 3) Qual é o tipo de alimentação dos lobos?
> (Oralmente)
> 4) De onde vem a água que os animais bebem? (Oralmente)
> 5) Escreva nomes de plantas que servem de alimentação para o homem. 6)
> Entre os doces que Chapeuzinho levou para a vovó tinha um bolo de
> milho. O milho é matéria-prima que serve de alimento para o homem e
> animais. Ele pode ser transformado em vários produtos
> industrializados. Diga o nome de alguns. (Oralmente)
> 7) Diga o nome de alguns produtos industrializados para cada matéria-
> prima. (Oralmente)
> Leite, carne, tomate, couro, cana-de-açúcar 8) Quais os cuidados que
> devemos ter com os animais? (Oralmente)
> 9) Você tem cachorro em casa? Quais os cuidados que você deve ter com
> ele? (Oralmente)
> 10) Como deve ser o local onde os animais vivem? (Oralmente)
> 11) Em que zona do município acontece a história do Chapeuzinho
> Vermelho? (Oralmente)
> 12) Em qual zona você mora? (Oralmente)
> 13) Qual zona do município é melhor morar? (Oralmente)
> 14) Quais os alimentos que utilizamos que vem do campo? (Oralmente)
> 15) Chapeuzinho Vermelho usou algum meio de transporte para visitar
> sua avó? (Oralmente)
> 16) Quando você vai visitar sua avó, qual o meio de transporte que
> você usa? (Oralmente)
> 17) Você obedece a sua avó? Como você trata seus avós? (Oralmente)
> 18) Desenhe os meios de transporte que você conhece: Terrestre
> Aquático Aéreo
> 19) Em qual estação do ano você acha que aconteceu a história? Por
> quê? (Oralmente)
> 20) Você sabe quais são as estações do ano? (Desenhe-as).
>
> 21) Vamos recordar onde moramos: (Oralmente) Planeta, Continente,
> país, região, estado, capital, município,
>
> MATEMÁTICA (DIRIGIDA)
>
> 1) A mãe de Chapeuzinho fez um bolo de milho para vovó. Ela usou 5
> espigas de milho e outros ingredientes. Se ela fizesse dois bolos,
> quanta espiga usaria? (Desenhar as espigas de milho).
>
> 2) Chapeuzinho levou também brigadeiro. Para fazer brigadeiro precisa
> de uma lata de leite condensado. O preço da lata é R$ 2,00. Se ela
> fizesse o dobro de brigadeiro, quanto gastaria? (Representar o
> dinheiro através de cédulas ou moedas).
>
> 3) Se eu trouxesse 25 brigadeiros para distribuir entre os alunos,
> quantos brigadeiros cada aluno iria receber? (Desenhar o número de
> alunos e os doces. Depois ligar um ao outro).
>
> AVALIAÇÃO:
> Os alunos serão avaliados no desempenho das habilidades e competências
> utilizadas nas atividades escritas e orais.

0 comentários:

Postar um comentário