|
Alunos atendidos: Todos os alunos da escola – Ensino Fundamental Ciclo I.
Período: 2 meses e 15 dias.
“Os cuidados com a Higiene estão diretamente relacionados à Saúde e devem ser tratados com atenção especial. È fundamental deixar claro para às crianças que a limpeza não é apenas uma questão de estética, mas de Saúde.”
Objetivos:
Conhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene;
Relacionar Higiene e prevenção de doenças;
Aprender como se pode ter uma boa higiene;
Cultivar Hábitos saudáveis;
Identificar os diferentes produtos de Higiene;
Observar a falta de Higiene nos diferentes ambientes;
Produzir cartazes sobre limpeza e higiene ambiental na escola;
Trabalhar a expressão corporal e os cuidados com o corpo;
Desenvolvimento da criatividade;
Desenvolvimento de atividades lúdicas.
Metodologia:
Textos informativos;
Histórias em quadrinhos;
Confecção de cartazes e murais;
Debate sobre a importância da higiene no cotidiano;
Recorte e colagem de gravuras e produtos referentes a higiene;
Caça-palavras, cruzadinhas e decifrando códigos e montando frases de higiene;
Mutirão da limpeza da sala de aula;
Confecção de Jogo da memória;
Músicas relacionadas ao tema;
Início da campanha da Limpeza Escolar.
Produto Final – “Exposição da Higiene”.
Projeto Higiene...
A idéia é iniciar o projeto numa "rodinha" - conversa plural com as crianças informalmente de forma a deixar que expressem suas opiniões e conhecimentos prévios sobre o tema:
Quem lava as mãos?
Quando vocês lavam as mãos?
( Antes das refeições, ao usar o banheiro, ao sujar as mãos, ao chegar em casa )
Alguém sabe por que é importante tomar banho?
E escovar os dentes?
E lavar e pentear os cabelos?
E cortar as unhas?
( Deixar que as crianças respondam, intervindo e orientando para que organizem as idéias que, certamente, já possuem.)
Quem faz tudo isso?
Quem não gosta de fazer algum desses hábitos de higiene? Qual? Por que?
( Discutir com a turma as respostas)
É bom ficar doente?
( Deixar que as crianças respondam )
Para termos saúde, temos que cuidar muito bem da higiene!
Quem sabe o que é higiene?
( Deixar que as crianças respondam )
Nós vamos durante alguns dias aprender o que é higiene.
( É importante que as crianças cheguem a conclusão de que estão começando a aprender sobre saúde e higiene e se estimulem. Para tal, o professor será o dinamizador, criar expectativa, incentivar, criar um ambiente propício.)
Observação: É legal que a professora registre num blocão as respostas e frases interessantes das crianças, que surgirem durante a conversa sobre o tema.
Ainda estimulando os alunos...
A música é um excelente recurso para criar um ambiente estimulante para o início do projeto.
Seguem sugestões de músicas – O professor deve escolher de acordo com o conhecimento que tem de seus alunos, procurar adequar a(s) música(s) ao estilo preferido das crianças.
1 – Sei cuidar de mim:
Quando eu era um bebezinho
não fazia nada assim
Agora eu estou crescidinho
Já sei cuidar bem de mim!
Tomo o meu banho sozinho
Escovo os dentes direitinho
Lavo sempre as mãozinhas
Antes das refeições.
( Melodia: Meu pintinho amarelinho )
2 – Sempre Limpinho:
De manhã cedinho,
Tomo meu banho,
Me enxugo bem,
Escovo os dentinhos,
Penteio os cabelos,
E me visto bem.
Vou para a escola
Sempre limpinho,
Sapatos engraxados,
Cabelos penteados
Vou de mão dada
Com meu amiguinho.
3 – Escovando os dentes:
Minha querida escovinha
Vai pela boca escovando
Vai meus dentinhos limpando
E branquinhos vão ficando.
Escova, escova, escova
Minha escovinha
Limpa, limpa,limpa, Com a pastinha!
( Melodia: Marcha Soldado)
4 – Lavar as mãos:
Cai a água da torneira
Faz espuma com sabão
Pra comer a comidinha
Vou lavar as minhas mãos.
( Melodia: Ciranda Cirandinha )
5 – Cuidando do ambiente:
Eu peguei todo o lixo
E joguei na lixeira
Minha mãe eu ajudo
Na escola sou a primeira.
( Melodia: O Cravo brigou com a rosa )
Brincadeiras:
Num segundo momento proponho que brinquem de dramatizar os hábitos de higiene e a cada brincadeira cantem uma música correspondente.
Pesquisa:
Procurar em casa, com a ajuda do papai e/ou da mamãe, músicas, rimas, poesias, fotos, gravuras, caixas de sabonetes, pastas de dentes e outros objetos que auxiliam a cuidarmos de nossa higiene - Tudo que for conseguido deve ser levado para sala de aula onde o professor poderá criar inúmeras atividades com os materiais, o que transforma a aprendizagem em algo bem mais significativo.
NOME: _____________________ DATA: _____________
AJUDE O MENINO A TOMAR O SEU BANHO!
PINTE OS NÚMEROS NA SEQUÊNCIA CERTA DO 10 AO 20.
| 10 | 11 | 12 | 5 |
1 | 3 | 8 | 13 | 7 |
25 | 41 | 15 | 14 | 6 |
23 | 2 | 16 | 32 | 9 |
59 | 26 | 17 | 34 | 28 |
22 | 24 | 18 | 19 | 33 |
30 | 29 | 32 | 20 | |
NOME: _____________________ DATA: _____________
LEVE A ESCOVA ATÉ O DENTINHO.
PINTE OS NÚMEROS NA SEQUÊNCIA CERTA DO 20 AO 30.
| 1 | 17 | 3 | 9 |
20 | 11 | 5 | 2 | 18 |
21 | 22 | 23 | 13 | 19 |
4 | 16 | 24 | 31 | 8 |
12 | 26 | 25 | 14 | 33 |
6 | 27 | 15 | 32 | 7 |
10 | 28 | 29 | 30 | |
NOME: _____________________ DATA: _____________
AJUDE O MENINO PEGAR SEU PEIXE!
PINTE OS NÚMEROS NA SEQUÊNCIA CERTA DO 30 AO 40.
| 30 | 31 | 32 | 5 |
1 | 3 | 8 | 33 | 7 |
25 | 41 | 35 | 34 | 6 |
23 | 2 | 36 | 2 | 9 |
59 | 26 | 37 | 34 | 28 |
22 | 24 | 38 | 39 | 33 |
30 | 29 | 32 | 40 | |
NOME: _____________________ DATA: _____________
LEVE A CRIANÇA ATÉ A BARRACA DE COMIDA.
PINTE OS NÚMEROS NA SEQUÊNCIA CERTA DO 40 AO 50.
| 40 | 17 | 3 | 9 |
20 | 41 | 42 | 43 | 18 |
21 | 22 | 23 | 44 | 45 |
4 | 16 | 24 | 31 | 46 |
12 | 26 | 25 | 14 | 47 |
6 | 27 | 15 | 49 | 48 |
10 | 28 | 29 | 50 | |
0 comentários:
Postar um comentário