ROSELY NARLOCH

ROSELY NARLOCH

domingo, 20 de setembro de 2009

Projeto Higiêne


Projeto Higiêne
 
 

Alunos atendidos: Todos os alunos da escola – Ensino Fundamental Ciclo I.

Período: 2 meses e 15 dias.




“Os cuidados com a Higiene estão diretamente relacionados à Saúde e devem ser tratados com atenção especial. È fundamental deixar claro para às crianças que a limpeza não é apenas uma questão de estética, mas de Saúde.”

Objetivos:
*  Conhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene;
*  Relacionar Higiene e prevenção de doenças;
*  Aprender como se pode ter uma boa higiene;
*  Cultivar Hábitos saudáveis;
*  Identificar os diferentes produtos de Higiene;
*  Observar a falta de Higiene nos diferentes ambientes;
*  Produzir cartazes sobre limpeza e higiene ambiental na escola;
*  Trabalhar a expressão corporal e os cuidados com o corpo;
*  Desenvolvimento da criatividade;
*  Desenvolvimento de atividades lúdicas.


Metodologia:
*  Textos informativos;
*  Histórias em quadrinhos;
*  Confecção de cartazes e murais;
*  Debate sobre a importância da higiene no cotidiano;
*  Recorte e colagem de gravuras e produtos referentes a higiene;
*  Caça-palavras, cruzadinhas e decifrando códigos e montando frases de higiene;
*  Mutirão da limpeza da sala de aula;
*  Confecção de Jogo da memória;
*  Músicas relacionadas ao tema;
*  Início da campanha da Limpeza Escolar.


Produto Final – “Exposição da Higiene”.

Projeto Higiene...
A idéia é iniciar o projeto numa "rodinha" - conversa plural com as crianças informalmente de forma a deixar que expressem suas opiniões e conhecimentos prévios sobre o tema:
Quem lava as mãos?
Quando vocês lavam as mãos?
( Antes das refeições, ao usar o banheiro, ao sujar as mãos, ao chegar em casa )
Alguém sabe por que é importante tomar banho?
E escovar os dentes?
E lavar e pentear os cabelos?
E cortar as unhas?
( Deixar que as crianças respondam, intervindo e orientando para que organizem as idéias que, certamente, já possuem.)
Quem faz tudo isso?
Quem não gosta de fazer algum desses hábitos de higiene? Qual? Por que?
( Discutir com a turma as respostas)
É bom ficar doente?
( Deixar que as crianças respondam )
Para termos saúde, temos que cuidar muito bem da higiene!
Quem sabe o que é higiene?
( Deixar que as crianças respondam )
Nós vamos durante alguns dias aprender o que é higiene.
( É importante que as crianças cheguem a conclusão de que estão começando a aprender sobre saúde e higiene e se estimulem. Para tal, o professor será o dinamizador, criar expectativa, incentivar, criar um ambiente propício.)
Observação: É legal que a professora registre num blocão as respostas e frases interessantes das crianças, que surgirem durante a conversa sobre o tema.

Ainda estimulando os alunos...
A música é um excelente recurso para criar um ambiente estimulante para o início do projeto.
Seguem sugestões de músicas – O professor deve escolher de acordo com o conhecimento que tem de seus alunos, procurar adequar a(s) música(s) ao estilo preferido das crianças.
1 – Sei cuidar de mim:
Quando eu era um bebezinho
não fazia nada assim
Agora eu estou crescidinho
Já sei cuidar bem de mim!
Tomo o meu banho sozinho
Escovo os dentes direitinho
Lavo sempre as mãozinhas
Antes das refeições.
( Melodia: Meu pintinho amarelinho )
2 – Sempre Limpinho:
De manhã cedinho,
Tomo meu banho,
Me enxugo bem,
Escovo os dentinhos,
Penteio os cabelos,
E me visto bem.
Vou para a escola
Sempre limpinho,
Sapatos engraxados,
Cabelos penteados
Vou de mão dada
Com meu amiguinho.
3 – Escovando os dentes:
Minha querida escovinha
Vai pela boca escovando
Vai meus dentinhos limpando
E branquinhos vão ficando.
Escova, escova, escova
Minha escovinha
Limpa, limpa,limpa, Com a pastinha!
( Melodia: Marcha Soldado)
4 – Lavar as mãos:
Cai a água da torneira
Faz espuma com sabão
Pra comer a comidinha
Vou lavar as minhas mãos.
( Melodia: Ciranda Cirandinha )
5 – Cuidando do ambiente:
Eu peguei todo o lixo
E joguei na lixeira
Minha mãe eu ajudo
Na escola sou a primeira.
( Melodia: O Cravo brigou com a rosa )


Brincadeiras:
Num segundo momento proponho que brinquem de dramatizar os hábitos de higiene e a cada brincadeira cantem uma música correspondente.
Pesquisa:
Procurar em casa, com a ajuda do papai e/ou da mamãe, músicas, rimas, poesias, fotos, gravuras, caixas de sabonetes, pastas de dentes e outros objetos que auxiliam a cuidarmos de nossa higiene - Tudo que for conseguido deve ser levado para sala de aula onde o professor poderá criar inúmeras atividades com os materiais, o que transforma a aprendizagem em algo bem mais significativo.

NOME: _____________________ DATA: _____________
        
         AJUDE O MENINO A TOMAR O SEU BANHO!
Nome do Arquivo: j0355901.wmf
Palavras-chave: banho, cuidados pessoais, escovas ...
Tamanho do Arquivo: 18 KB         PINTE OS NÚMEROS NA SEQUÊNCIA CERTA DO 10 AO 20.



10
11
12
5
1
3
8
13
7
25
41
15
14
6
23
2
16
32
9
59
26
17
34
28
22
24
18
19
33
30
29
32
20
Nome do Arquivo: j0352393.wmf
Palavras-chave: acessórios domésticos, banheiras, banheiros ...
Tamanho do Arquivo: 23 KB




NOME: _____________________ DATA: _____________
        
         LEVE A ESCOVA ATÉ O DENTINHO.
         PINTE OS NÚMEROS NA SEQUÊNCIA CERTA DO 20 AO 30.

Nome do Arquivo: j0350056.wmf
Palavras-chave: escovas de dente, higiene dental, pastas de dente ...
Tamanho do Arquivo: 15 KB 



1
17
3
9
20
11
5
2
18
21
22
23
13
19
4
16
24
31
8
12
26
25
14
33
6
27
15
32
7
10
28
29
30
Nome do Arquivo: j0254472.gif
Palavras-chave: animações da web, cuidado com os dentes, dentes ...
Tamanho do Arquivo: 9 KB




NOME: _____________________ DATA: _____________
        
         AJUDE O MENINO PEGAR SEU PEIXE!
         PINTE OS NÚMEROS NA SEQUÊNCIA CERTA DO 30 AO 40.

Nome do Arquivo: j0349099.wmf
Palavras-chave: equipamentos de pesca, esportes, lazer ...
Tamanho do Arquivo: 15 KB
 



30
31
32
5
1
3
8
33
7
25
41
35
34
6
23
2
36
2
9
59
26
37
34
28
22
24
38
39
33
30
29
32
40
Nome do Arquivo: j0351246.wmf
Palavras-chave: animais, baldes, caçambas ...
Tamanho do Arquivo: 29 KB





NOME: _____________________ DATA: _____________
        
         LEVE A CRIANÇA ATÉ A BARRACA DE COMIDA.
         PINTE OS NÚMEROS NA SEQUÊNCIA CERTA DO 40 AO 50.
Nome do Arquivo: j0232913.wmf
Palavras-chave: almoços, bananas, crianças ...
Tamanho do Arquivo: 62 KB 




40
17
3
9
20
41
42
43
18
21
22
23
44
45
4
16
24
31
46
12
26
25
14
47
6
27
15
49
48
10
28
29
50
Nome do Arquivo: j0215792.wmf
Palavras-chave: entretenimento, jantando, pipoca ...
Tamanho do Arquivo: 64 KB



0 comentários:

Postar um comentário