ROSELY NARLOCH

ROSELY NARLOCH

domingo, 12 de setembro de 2010

Sucos: Saúde e Sabor

Sucos: Saúde e Sabor
                                                                          J. R. Araújo 
As frutas são as verdadeiras dádivas do reino vegetal. Deliciosas e nutritivas, as frutas devem ter presença destacada em qualquer dieta saudável. A melhor maneira de consumir frutas é comê-las frescas, de preferência recém colhidas, mas nem sempre isso é possível, especialmente para os que vivem em centros urbanos. Entre esses infelizmente existe um grande número que não têm o hábito do consumo de frutas. Para sanar essa deficiência, é sempre possível começar de algum ponto. A melhor maneira de se começar é pelo uso dos sucos que não tendo todas as vantagens do uso das frutas in natura (como a ingestão de fibras por exemplo), pode, não obstante, fornecer todos seus valiosos nutrientes, como as vitaminas, as proteínas e os sais minerais, bem como outras substâncias benéficas ao organismo.
Sucos de frutas são bebidas deliciosas com alto teor de vitaminas A e C, beta-caroteno e bioflavonóides.
    Suco de Manga - fonte de vitaminas A e C
Vitamina A - também conhecida como Retinol, exerce importante papel no crescimento e desenvolvimento do corpo, especialmente a visão, membranas das mucosas, sistemas imunológico e reprodutor, o saudável desenvolvimento da pele, cabelos e promove a saúde geral do corpo.
Vitamina C - é uma substância solúvel em água, também conhecida como Ácido Ascórbico, encontrada em todas as frutas. Presente em concentrações privilegiadas nas frutas cítricas (laranjas, limões e tangerinas), caju, abacaxi, acerola e goiaba. É uma das substâncias mais essenciais ao organismo, ajudando ao bom funcionamento do sistema imunológico, facilitando a absorção do ferro, cálcio e potássio. Muito importante na formação do colágeno, que compõe os ossos, cartilagens, dentes e vasos sanguíneos. A vitamina C é responsável pela regulagem de quase todas as funções vitais.
              
         
                Melancia (Cucurbita citrullus)  -  fonte  de  Beta  
                                         caroteno  e  Bioflavonóides
Beta-caroteno - é o mais conhecido dos carotenóides, as substâncias avermelhadas, alaranjadas ou amarelas que dão essas cores às frutas e vegetais. Beta - caroteno aumenta a eficiência do sistema imunológico, é um poderoso anti-oxidante e apresenta resultados excelentes como preventivo de certos tipos de câncer, como os de mamas, intestinos, próstata, fígado e bexiga. Pode ser armazenada no fígado e transformada em Vitamina A. Como anti-oxidante, combate os radicais livres que são moléculas instáveis, formados como resíduos da ação do organismo ao queimar o oxigênio no processo da respiração e que causam danos às células dos diferentes tecidos do corpo. Todas as frutas amareladas contêm significativas proporções de beta - caroteno, como as mangas (Mangifera indica) e o mamão (Carica papaya). As cenouras (Daucus carota) são especialmente ricas nessa substância. Carência de Beta - caroteno está associada com Síndrome da Fadiga Crônica e a ocorrência de catarata. Beta - caroteno, indicam as pesquisas, combate a ação danosa do colesterol - LDL sobre as paredes dos vasos sanguíneos e previne a ocorrência de acidentes cárdio-vasculares e/ou cerebral-vasculares.
Bioflavonóides - são pigmentos naturais, encontrados nas frutas e vegetais e parecem trazer inúmeros benefícios à saúde. Até o momento são conhecidos mais de 800 bioflavonóides também denominados Vitamina P. Ajudam a prevenir e combater o câncer, são antibióticos naturais e anti-oxidantes. Como os bioflavonóides e a vitamina C estão presentes nos mesmos alimentos, acredita-se que ambos potencializem os efeitos um do outro.
         Goiaba - uma fruta bastante nutritiva
Os sucos de frutas também são ricos em minerais essenciais como o ferro, fósforo, sódio, potássio, silício, manganês, magnésio e muitos outros.
Além de todas as vantagens nutricionais, os sucos são refrescantes, hidratantes e deliciosos. Nosso país, de clima tropical, é bem dotado de uma variedade de frutas aqui aclimatadas, proveniente de outros países, mas também de frutos da flora silvestre local.
Para se fazer um suco é necessário o mínimo de processamento. Deve-se lavar bem as frutas, pois algumas recebem dosagens perigosas de inseticidas e fungicidas nos campos e pomares de produção. Não é suficiente lavá-las rapidamente em água corrente, mas devemos fazer uma limpeza criteriosa, lavando cada fruta individual com uma esponja e muita água. Devemos retirar as cascas, sementes e levar as frutas ao processador  ou ao liquidificador. Fazer o suco no processador permite a ingestão do suco puro, sem qualquer fibra proveniente da polpa. No liquidificador temos a garantia de fibras; as frutas devem ser batidas com água, e o suco deve ser passado num coador ou peneira de malha fina. O suco não coado contém mais fibras. Pode-se beber o suco  ao natural ou com o adoçante da escolha de cada um, seja o artificial, açúcar ou mel. À temperatura ambiente, frio ou bem gelado, depende do clima ou condições ambientais, o suco de fruta é desintoxicante, refrescante, relaxante e muito saboroso.
       
Quem pode ficar indiferente à delícia refrescante de um suco de limão (Citrus limonum), tangerina (Citrus nobilis) ou laranja (Citrus sinensis) bem gelados num dia quente e escaldante de verão ?
Como não apreciar a suavidade de um suco de carambola (Averrhoa carambola) ?
Ao sabor exótico do caju  (Anacardium ocidentalis),  à doçura da goiaba (Psidium guayava) ou à delícia celestial de um suco de sapoti (Achras sapota) ?
O suco do maracujá (Passiflora macrocarpa) tem propriedades calmantes, além de ser uma iguaria de sabor forte e inesquecível. O suco de uvas escuras (Vitis vinifera) contém uma alta concentração de flavonóides. O abacaxi (Ananas sativus) tem propriedades diuréticas e é um poderoso vermífugo.
A família botânica das Rosáceas, nos brinda com uma variedade de frutas deliciosas, muito apreciadas pelo sabor, fácil digestão e propriedades medicinais. São exemplos a nêspera (Eriobotrya japonica), a ameixa (Prunus domestica), pêssego (Prunus persica), pêra (Pyrus communis) e, considerada a rainha das frutas, a maçã (Pyrus malus). Todas contêm potássio, fósforo, sódio, magnésio, enxofre, cálcio, silício e ferro.Depurativas do sangue, devido à presença do ácido málico, auxiliam na eliminação dos detritos provenientes das diferentes ações do metabolismo. O suco de maçã combate a difteria, as febres, os cálculos do fígado e dos rins, as inflamações da bexiga e do aparelho urinário. A Pêra apresenta resultados significativos no combate a hipertensão arterial.

             
                                                               suco de maçãs                                                                     jenipapo - frutas e suco

O jenipapo é a fruta do jenipapeiro (Genipa americana, L.) árvore de grande porte, cuja fruta é muito utilizada na medicina doméstica, principalmente como fonte de ferro, devido à grande quantidade de sais desse mineral na polpa da fruta. Por esse motivo é muito empregada (in natura ou suco) no combate à anemia, sendo também utilizada nos casos de asma, hidropícia, cataratas, úlceras e muitas outras enfermidades. Muito empregada na fabricação caseira de compotas e vinhos ou licor, a fruta de sabor agridoce pode ser consumida in natura ou na forma de um delicioso suco. Não obstante o suco ter  um  sabor forte e delicioso, seu cheiro não parece muito agradável para algumas pessoas, especialmente àquelas que estão experimentando o suco pela primeira vez. Entretanto, podemos assegurar, o cheiro nada tem a ver com o delicioso sabor do suco dessa fruta muito apreciada desde há muito pelos índios e pelos portugueses que aqui chegaram.
Algumas frutas de tamanho pequeno dão sucos saborosíssimos, como é o caso da pitanga (Eugenia uniflora), acerola (Malpighia glabra), cajá (Spondias monbin), caqui (Diospyros kaky) e mangaba (Hancornia speciosa).

         
                         Acerola                                               Pitanga                                               Cajá                                             Mangaba
Dentre os sucos mais saborosos, de aparência leitosa, estão os fornecidos pelas Anonáceas, família botânica que compreende a graviola (Annona muricato), pinha (Annona squamosa), araticum (Annona classiflora), e a novíssima atemóia (Annona cherimola X Annona squamosa) que é um cruzamento da cherimóia com a pinha ou fruta-do-conde.
    
                                                  Caqui                                                                       Pinha ou Fruta-do-conde - frutas e suco

Sempre que possível, devemos fazer sucos das frutas frescas ou da polpa congelada de frutas. Os sucos enlatados e engarrafados, devido ao processo de pasteurização perdem muitos dos nutrientes, como as vitaminas A e C, carotenóides e bioflavonóides, além de terem aditivos químicos e conservantes diversos.
De todas as bebidas que se pode fazer com as frutas, em uma não há qualquer necessidade de nossa interferência. Já vem pronta ! Falamos do suco de côco, ou melhor, da água de côco (Cocos nucifera). Existe o côco da casca verde, de sabor doce, e o da casca amarelada de sabor menos doce e mais usado na medicina popular. Muito nutritiva, a água do côco contém altos teores de potássio, fósforo, enxofre, ferro, magnésio, sódio, cálcio, cobre e muitos outros sais minerais.
O côco é um poderoso hidratante de uso oral. É diurético e um excelente alimento. O consumo da água e da polpa contém todos os nutrientes adequados à alimentação de uma pessoa adulta, podendo ser usado indefinidamente. O leite extraído da polpa pode substituir o leite materno e a água de côco verde, quando a fruta ainda não produziu qualquer traço de polpa, pode substituir o plasma sanguíneo nas transfusões de emergência, uso esse que se tornou comum  pelas tropas americanas durante a guerra da Coréia. Água de côco, como substituto de sangue, é um doador  universal. Utilizada para distúrbios dos intestinos, problemas gástricos, vermífugo. Excelente no tratamento da cólera por causa da presença da salina e albumina. O coqueiro é muito abundante nas praias do Nordeste brasileiro. Como bebida não tem igual. Fria ou gelada é a bebida mais saborosa que a natureza pode produzir.
          

Como dissemos antes, o ideal é consumir a fruta in natura, embora os sucos de frutas, por envolverem o mínimo de processamento também retenham os benefícios do consumo de frutas, salvo a ausência da polpa, rica em fibras. Pelo teor nutritivo, pela facilidade de absorção pelo organismo, os sucos são adequados para  crianças, idosos, pessoas convalescentes ou saudáveis, sendo pois ótimos tônicos. Por necessidade ou por prazer, o certo é que o consumo de frutas ou de seus sucos constitui uma maneira fácil e deliciosa  de  obtermos  saúde.

Recife,
21/042006


Bibliografia

Alfons Balbach  -  As Frutas na Medicina Doméstica -
                              Edições "A Edificação do Lar" - 21ª Edição
Alimentos Saudáveis, Alimentos Perigosos -
                              Reader's Digest do Brasil Ltda, 1998
Dr. David Heber - A Dieta Natural das Cores -
                              Seleções Reader's Digest - Maio 2003
Créditos
Foto dos côcos - royalty free image
                           www.fotosearch.com
Foto acerolas -  www.emater-rondonia.com.br
Foto pitanga -   www.correios.com.br
Foto cajás -        www.virtual.epm.br
Foto mangaba -          gelopolpas.com.br

Todas as outras fotos J. R. Araújo
Copyright 2005 / 2006
www.ideariumperpetuo.com

0 comentários:

Postar um comentário